Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os benefícios da...




   Diz o ditado americano que comer uma maçã por dia é a receita para manter-se longe das doenças. Estudiosos espanhóis também apostam nessa fruta como garantia de longevidade. Eles observaram que o fruto da macieira ajuda a controlar os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue.

   Em média uma maçã tem 70 kcal, quantidade excelente para um lanche ou uma sobremesa, ou até mesmo como um acompanhamento nas refeições principais. A maçã é um alimento funcional, portanto possui poucas calorias, ótima fonte de fibras, substâncias antioxidantes, enfim, são inúmeros os benefícios que a maçã pode proporcionar ao seu organismo.

   Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, o fato de conter fibras aumenta a sensação de saciedade, e assim diminui a vontade de comer guloseimas. Além disso, o tipo de fibra presente na maçã é solúvel que ajuda na formação do bolo fecal, facilita a evacuação, por isso quem tem problemas com o intestino, experimente comer a maçã com a casca, e não se esqueça de beber água.



   A presença de pectina (tipo de fibra solúvel) e o teor de potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias. Melhora a circulação sanguínea, e assim reduz o trabalho cardíaco. A pectina também colabora na diminuição das taxas de colesterol no sangue. Uma pesquisa citada na revista Nature verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, já que antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.

Tipos de Maça:

1 -  Fuji: sua polpa é aromática, de coloração amarelo-clara, firme, crocante, de sabor levemente ácido.
2 -  Gala: o gosto, que resulta do balanço perfeito entre ácidos e açúcares, cai em cheio na preferência de todos, sobretudo da criançada.
3 -  Red: também chamada de maçã argentina. A polpa é esbranquiçada e pouco suculenta.
4 -  Granny smith: um dos tipos de maçã verde mais encontrados aqui no Brasil. A polpa, branca com estrias verdes, é firme, crocante, suculenta e ácida.




Por Daiane Ceruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário