Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Os benefícios...



Benefícios do Arroz


  O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Acredita-se que metade da população mundial consuma arroz diariamente.
  Seja acompanhando o feijão de todo dia, no bolinho ou no sushi, o arroz está presente nas refeições do brasileiro. Quem quer ter uma dieta saudável e nutritiva não pode deixar o alimento fora do cardápio.
  E não dá para usar a desculpa de que consumi-lo enjoa. Só no Brasil, já é possível encontrar nove tipos de arroz para variar o cardápio.
  Fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras, cada versão do alimento traz benefícios e ajuda a controlar o peso. O alimento ainda é rico em vitaminas B1, B2 e niacina, além de ferro e zinco.   Até mesmo para quem tem alergia a glúten o arroz é indicado, já que é livre desse composto.
  O  arroz também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, diminuir as chances de doenças cardíacas, câncer e diabetes.
  A grande quantidade de receitas que leva o alimento também é uma vantagem. Risotos, arroz com feijão, paella, entre muitas outras podem ser preparadas com ele. Há opções para todos os gostos, inclusive para a sobremesa.
  O arroz integral possui muito mais nutrientes, minerais e um pouco menos de carboidratos que o arroz branco ou paraboilizado. Estudos comprovam que o consumo do arroz integral é mais benéfico para o organismo do que a quinoa e o amaranto, alimentos popularmente conhecidos pelos benefícios que trazem à saúde. Isso deve-se ao orizanol, uma substância presente no arroz integral que nenhum outro alimento possui.
  Ele também é rico em vitamina E, antioxidantes, fósforo, ferro e vitaminas do compexo B. Este alimento saboroso, rico em fibras, ajuda a diminuir o apetite e favorece a perda de peso.
  Duas colheres de arroz integral têm cerca de 50 gramas e possuem, aproximadamente, 167 calorias.

Tipo de arroz encontrados no Brasil:
Palito – Parboilizado – Cateto – Integral – Arbóreo – Basmati – Negro – Vermelho - Selvagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário