Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Maracujá!


  Já que o Brasil é o maior produtor mundial de maracujás, hoje vamos falar dele...

  Ele chegou ao mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, e também de ser um ótimo calmante natural. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou como um excelente bloqueador de gordura, fazendo perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta.
  Sem contar que é pouco calórico cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias. Outra boa notícia relacionada a farinha é a fibra presente nela, que promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
  Segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”. A santa pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora a dar sinal.
Além de tudo isso, o fruto também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Também apresenta boa quantidade de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo.

Agora que você já está encantada (o) com este fruto, conheça aí mais benefícios do maracujá:

  • Calmante
  • Evita a fragilidade dos ossos
  • Evita a má formação dos dentes
  • Age contra infecções
  • Ajuda a cicatrizar os ferimentos
  • Evita problemas de pele
  • Evita problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso
  • Evita a queda dos cabelos.

Quem já gosta da fruta agora tem mais motivos para saboreá-la! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário